Carros Elétricos no Brasil – Entenda Mais Sobre

Os Carros elétricos são veículos que são movidos por eletricidade. Também conhecidos como veículos elétricos ou EVs, eles usam um ou mais motores elétricos para tração e propulsão. Ao contrário dos veículos tradicionais que usam motores de combustão interna a gasolina, álcool ou diesel. Carros e caminhões elétricos usam motores que funcionam com eletricidade armazenada em baterias ou células de combustível.

Nem todos os veículos elétricos (EVs) funcionam da mesma forma caminho. Os híbridos plug-in têm um motor elétrico e um motor de combustão. No caso do motor elétrico, ele utiliza a energia de uma bateria que é carregada de uma fonte externa por meio de um plugue de cabo. Outros veículos elétricos dispensam completamente o combustível líquido e conduzem apenas eletricamente, os chamados veículos 100% elétricos. Outros ainda possuem células de combustível de hidrogênio como fonte de energia para alimentar o motor – veículos com células de combustível.

Publicidade

Os carros híbridos convencionais também possuem motor elétrico, mas não podem ser carregados externamente, ou seja, eles não são plug-ins.

Carros Elétricos no Brasil - Entenda Mais Sobre

Quais são as vantagens dos carros elétricos?

Em termos de poluição do ar e emissões de gases de efeito estufa, carros e caminhões elétricos são mais limpos do que carros com motor de combustão interna. O tipo de veículo (híbrido plug-in, elétrico a bateria ou célula de combustível) e a fonte de energia são dois fatores fundamentais que determinam se as emissões poluentes são reduzidas – ou mesmo eliminadas por completo.

Publicidade

No elétrico veículo, as baterias são alimentadas por energia carregada da rede, as emissões de gases de efeito estufa de um veículo elétrico são comparáveis ​​às de um carro que percorreu cerca de 43 quilômetros com 1 litro de combustível, ou seja, menos poluente do que um carro comum.

No entanto, se apenas energia renovável for usada para carregamento, por exemplo, Usando energia solar fotovoltaica ou eólica, por exemplo, as emissões podem se aproximar de praticamente zero.

Mesmo que os carros elétricos sejam mais caros do que um carro com motor de combustão interna, o custo de operação de um veículo elétrico é reduzido quando outros fatores são levados em consideração, como preço do combustível, manutenção, seguro e impostos.

Os carros 100% elétricos têm custos de combustível mais baixos, pois a eletricidade é mais barata em comparação com o preço da gasolina, álcool e diesel. Como o motor elétrico consiste em menos peças, a manutenção também é reduzida.

O que tem por Dentro dos Carros Elétricos?

Publicidade

Híbrido plug-in oferece excelente desempenho ambiental e custos de combustível mais baixos em comparação com veículos convencionais. A possibilidade de recarregar a bateria a partir de uma fonte externa permite que este tipo de veículo percorra parte do percurso com o motor elétrico. Saiba mais sobre como funcionam os carros híbridos plug-in.

100% Electric usa eletricidade como fonte de combustível única e primária. Por isso é importante que a capacidade da bateria corresponda ao uso pretendido do carro. Com uma oferta cada vez maior de pontos de carregamento, como já está acontecendo, haverá menos dependências nesse sentido.

Quando se considera que os carros 100% elétricos têm emissões zero e que a gasolina pode ser substituída por eletricidade. Eles podem ser o tipo de carro mais ecológico que existe. Veja como funciona um carro 100% elétrico.

Ainda um segmento menos comum no mundo dos veículos elétricos. As células de combustível de hidrogênio têm algumas vantagens significativas, incluindo carregamento rápido e maior alcance do que os carros elétricos.

No entanto, eles ainda precisam de postos de abastecimento de hidrogênio, que ainda não estão amplamente disponíveis no país. Saiba mais sobre como funcionam os carros com células de combustível de hidrogênio.

Os veículos híbridos tradicionais têm a autonomia e a conveniência de reabastecimento de um carro com motor de combustão. Oferecendo maior eficiência devido ao motor elétrico.

Publicidade