Como cuidar de plantas em apartamento - Canal de Ideias

    Ter plantas no apartamento é super tendência e bem legal também né, mas como cuidar de plantas em apartamento? Vendo essa necessidade de ensinar mais sobre cuidados com as plantas.

    Anúncios

    A tenência de ter várias plantas para criar um ambiente agradável em casa traz muitos benefícios incríveis. Sendo assim, a qualidade do ar melhora muito e as plantas fazem muita limpeza energética também.

    Para quem não curte muito um quintal cheio de plantas que parecem uma mata, criar plantas menores faz muito sentido para um ambiente melhor. Com paciência você consegue ter um ótimo ambiente e também bonito!

    Anúncios

    Como cuidar de plantas em apartamento

    1. Urban JUNGLE Trend

    Você já ouviu falar da tendência URBAN JUNGLE? É um estilo de decoração super tropical que traz uma mini floresta para dentro de casa, traduzido literalmente. Esse estilo ganhou força no Brasil porque combina beleza na decoração e também bem-estar ao trazer plantas para dentro de casa traz apartamentos para grandes cidades.

    Se você decidir incluir plantas na sua decoração, lembre-se de que elas serão destaque na sua estante ou no canto da sala, então deixe que elas sejam o protagonista! Outros materiais relacionados à natureza, como madeira, bambu e palha, também ajudam a moldar o ambiente.

    No entanto, para adotar esse estilo de decoração em sua casa, primeiro certifique-se de ter tempo e dedicação para cuidar de suas plantas. Além disso, certifique-se de que a decoração tenha a personalidade que você procura, mas que não exagere e sobrecarregue o ambiente.

    Como algumas plantas requerem cuidados diferentes de outras, pesquise sempre a espécie de sua planta. e se deve ou não ficar mais perto da janela. Se as plantas não são o seu forte, você pode adicionar um pouco ao ambiente com folhas artificiais ou até mesmo fotos relacionadas a folhas.

    2. Forneça a quantidade certa de água e luz

    Todas as plantas precisam de água e um pouco de luz para sobreviver. Mesmo que seja apenas alguns minutos ao sol. Afinal, eles dependem da fotossíntese para se alimentar e se desenvolver. Para que esse desenvolvimento ocorra adequadamente, agora é necessário fornecer à espécie a quantidade certa de água e luz.

    Quer um exemplo? Você sabia que regar a planta todos os dias nem sempre é uma coisa boa? Isso pode sobrecarregar a raiz. Para não errar, é preciso ficar atento à quantidade de luz e água necessária para o desenvolvimento saudável da espécie. Uma boa alternativa é usar plantas de sombra. Abrir cortinas e janelas é suficiente para o desenvolvimento dessas espécies. Como por exemplo, samambaia, suculentas , cróton, palmeira-leque.

    3. Use os filtros de café para dosar a água

    Você vai regar sua planta e fica pensando que colocou água demais nela? Você sabia que o filtro de café pode ser uma boa ferramenta a não perder? Graças aos poros presentes neste item, a água penetra no solo mais lentamente, garantindo que a planta receba a quantidade necessária. Além disso, um filtro de café garante que o solo permaneça no lugar, evitando buracos que possam expor as raízes.

    4. Colocar blocos de poliestireno no vaso

    Quem quer cuidar de plantas em apartamento sabe que colocá-las diretamente no vaso é fundamental para o seu desenvolvimento. Se você cometer um erro, pode eventualmente afogar ou secar as raízes e matar a planta. Uma boa alternativa é encher o fundo do vaso de sua escolha com pequenos blocos de isopor dos que vieram em pedidos por exemplo, que você encomendou em casa durante esse período.

    Conclusão

    Cuidar de plantas em apartamento é uma prática cada vez mais comum e benéfica para criar ambientes agradáveis e saudáveis. A tendência do Urban Jungle traz consigo não apenas um estilo de decoração, mas também uma conexão com a natureza e seus benefícios para o bem-estar.

    No entanto, é essencial entender as necessidades individuais de cada planta, fornecendo a quantidade certa de água e luz. A utilização de técnicas como o uso de filtros de café para dosar a água e a colocação de blocos de poliestireno nos vasos são estratégias inteligentes para garantir o desenvolvimento saudável das plantas.