Como funciona um carro da Tesla?

Piloto automático, sensores inteligentes, videogames no painel e um motor 100% elétrico. É basicamente assim que funciona um carro Tesla, uma empresa que quer moldar o futuro dos automóveis em todo o mundo.

Não é não é mais segredo que a indústria automotiva está passando por um profundo processo de transformação. Veículos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, estão ficando velhos. E neste cenário, a eletrificação do motor surge como uma solução simples e sustentável, mas ainda cara do ponto de vista do consumidor.

Publicidade

E o melhor exemplo dessa revolução no universo automotivo é a Tesla, empresa que busca levar tecnologia de ponta e muito luxo. Apenas 18 anos desde a sua criação, a Tesla já superou o valor de mercado da General Motors para se tornar a montadora mais valiosa dos Estados Unidos.

Como funciona um carro da Tesla?

Fonte: imagem do google

Como funciona um carro da Tesla?

O que faz um carro Tesla?

Publicidade

Um carro Tesla pode fazer muitas coisas, mas a mais impressionante delas é a condução sozinha. O carro se dirige sozinho no piloto automático sem que você precise controlar o volante, aceleração ou frenagem do veículo. Tudo isso graças a sensores e câmeras inteligentes que explicaremos mais adiante como funcionam.

Veja algumas curiosidades:

Chave no formato do veículo

Pode ser um detalhe, mas até uma chave de carro Tesla merece destaque. Tem o formato de uma miniatura do veículo e seu funcionamento é incrível.

Publicidade

Por exemplo, para abrir o porta-malas traseiro, basta tocar na parte de trás da chave. Para abrir o sistema dianteiro, basta tocar no capô do veículo miniatura.

Vale lembrar que para dar partida no veículo não é necessário girar a chave, mas digitar uma senha no tablet do painel.

Tablet como computador de bordo

É um grande computador de bordo que permite gerir todas as funções do veículo. Através deste tablet você pode escolher seu modo de condução, visualizar o mapa, ativar a tração 4×4, abrir o teto solar, ajustar o grau de aceleração, frenagem e muito mais. Além disso, vale ressaltar que o tablet também tem opção de videogame quando o veículo está parado.

Smart Panel

Totalmente digital e inteligente, um painel Tesla fornece informações importantes para o motorista. Assim como a energia do veículo consumo. Sendo assim, o painel também mostra carros reais próximos detectados pelos sensores, permitindo que o motorista veja uma animação eletrônica do veículo em movimento.

Além de tudo isso, o painel inteligente da Tesla possui um GPS integrado, que indica exatamente qual manobra realizar. Por exemplo, se você tiver que virar à esquerda na próxima rua, mas continuar à direita, o painel usa uma foto para mostrar a rota exata.

Frenagem Regenerativa

Como na maioria dos carros elétricos, a frenagem ajuda a recarregar o veículo. Ou seja, a energia gerada com o freio é utilizada para carregar a bateria do veículo.

Para entender melhor como funciona a frenagem regenerativa, leia nosso post completo sobre carros elétricos.

Como funciona um motor Tesla?

Um motor de carro Tesla funciona de forma completamente diferente de um motor a gasolina, etanol ou diesel.

Primeiro, o motor elétrico não tem caixa de engrenagens, velas de ignição, correia dentada e muito mais menos pistões. Além disso, ele consiste simplesmente em fios enrolados que criam um campo magnético responsável por converter energia elétrica em energia mecânica, fazendo o carro se mover.

Ponto Importante

Outro ponto importante que precisa ser esclarecido é que um carro Tesla possui dois motores elétricos. Com isso, cada um deles está conectado diretamente a cada eixo do veículo. Ou seja, um carro elétrico não tem caixa de câmbio e funciona praticamente como um carro automático.

Também vale destacar o torque instantâneo de um veículo elétrico. Quando você pisa no pedal do acelerador em um carro Tesla, a aceleração é instantânea e contínua porque não há necessidade de trocar as marchas como em um carro com motor de combustão interna.

Agora que você conhece mais sobre a Tesla, vale a pena pesquisar sobre os carros mais famosos e também a possibilidade de ter um desses em casa! Uma referência em tecnologia por todo mundo faz sucesso por todos os lugares por ser um carro 100% elétrico.

 

 

Publicidade