Conheça o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

O lançamento de novos aplicativos sempre aparecem como novas possibilidades de trazer mais praticidade ao nosso dia a dia. Uma das coisas que o brasileiro menos gosta de mexer é com burocracia e documentação. Pois, geralmente envolve muitos procedimentos que gastam muito tempo. Mas essa realidade tem mudado bastante com a presença de aplicativos de documentação digital. Um desses grandes exemplos que tem facilitado a vida de muitos trabalhadores é o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Não é difícil alguém perder ou rasurar um documento importante, afinal de contas, eles são feitos de papel, um material muito frágil e fácil de perder. A consequência desses imprevistos com documentos essenciais para qualquer pessoa, era gastar muito tempo para obter uma segunda via. Porém, com a chegada de aplicativos com documentação digital, esses problemas acabaram.

Publicidade

Você já sabia da existência dessa plataforma no seu celular que tem o mesmo valor do documento oficial em papel? Se não sabia, leia este artigo até o final e tenha sua Carteira de Trabalho da palma de sua mão de forma muito simples!

Conheça o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Fonte: imagem do Google

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Publicidade

Primeiramente, é essencial observar o propósito da criação dessa nova plataforma. O objetivo do aplicativo Carteira de Trabalho Digital é otimizar o tempo dos usuários e facilitar o acesso à informação. Para quem já trabalha com registo em carteira, a CTPS digital é vinculada aos órgãos trabalhistas do governo, dessa forma, o app consegue resgatar todas as informações existentes do trabalhador. Para aqueles que ainda não têm carteira de trabalho, é possível fazer a solicitação da emissão de forma online. 

Principais Funções do Aplicativo

É válido lembrar, que o documento digital apesar de existir desde 2007, passou a ter o mesmo valor do documento oficial a partir do ano de 2020. Podendo ser feita a contratação de qualquer funcionário somente com a carteira de trabalho no formato digital, sem a necessidade de apresentação do documento físico.

Entretanto, por ser um sistema relativamente novo, é importante ter o cuidado de guardar a carteira de trabalho física. Pois, algumas empresas ainda estão no processo de atualização de seus sistemas de contratação, dessa forma, muitas ainda não aceitam somente o documento digital. 

A plataforma Carteira de Trabalho Digital apresenta muitas funções para auxiliar o empregado.  Entre as opções disponíveis no app está a de solicitar seguro desemprego. Função muito útil e que economiza muito tempo para o trabalhador que acabou de ficar desempregado.  Outra função muito útil é a de exportar a carteira em formato PDF. Assim, fica muito mais fácil para o trabalhador enviar uma cópia do documento para alguém. Além disso, o aplicativo consegue consultar o histórico de todos os contratos trabalhistas do empregado.

Como utilizar o aplicativo

Publicidade

A utilização da plataforma é bem simples. Basta o trabalhador acessar a loja de aplicativos do seu celular, podendo ser Appstore ou Playstore, dependendo do sistema operacional do smartphone. Em seguida, é só acessar a área de busca e procurar pelo nome “Carteira de Trabalho Digital”. Após achar o ícone do app, é só clicar em baixar e esperar que o celular faça a instalação da plataforma. 

Feito isso, caso o usuário não tenha cadastro no portal do governo é preciso fazer o cadastramento no site acesso.gov.br. No portal o trabalhador irá preencher as opções do cadastro com as informações de seus documentos pessoais e criará uma senha para poder acessar o aplicativo sempre que quiser. É importante guardar bem essa senha para que não haja nenhum problema na utilização de sua Carteira de Trabalho Digital.

Após isso, o usuário fará o primeiro acesso a plataforma, respondendo um pequeno questionário na página inicial. Essas perguntas serão relativas às informações pessoais do trabalhador. Para ter acesso a todos os recursos do app, é importante responder tudo corretamente. Mas fique tranquilo quanto às suas informações, o aplicativo é totalmente seguro!

Ao final desses processos simples, o usuário terá acesso a todas as funções da plataforma e já terá na palma de suas mãos sua carteira de trabalho sempre que precisar.

Em conclusão, esse é um aplicativo essencial para qualquer pessoa que não gosta de enfrentar filas ou gastar tempo resolvendo burocracias de documentos. Além disso, com a plataforma, você nunca mais correrá o risco de esquecer seu documento, afinal de contas, hoje em dia é quase impossível alguém sair de casa sem o seu smartphone. Por isso, se você ainda não cadastrou sua Carteira de Trabalho Digital, não perca tempo e faça isso agora!

Publicidade