Dicas de como ensinar as crianças sobre tecnologia

Você diria que a tecnologia educacional mudou a sala de aula e o processo de ensino e forma de aprender, veja dicas de como ensinar as crianças sobre tecnologia. Você pode explicar o impacto na instituição, tanto na gestão escolar quanto na prática pedagógica?

Por que isso é importante? Se você é um profissional da educação que quer ensinar as novas gerações. Primeiro precisa entender as mudanças de hábitos, comportamento e realidade dos alunos de hoje.

Publicidade

Veja abaixo nossas dicas de como inserir a tecnologia com estudos.

Dicas de como ensinar as crianças sobre tecnologia

Fonte: Imagem do google

Dicas de como ensinar as crianças sobre tecnologia educacional

Publicidade

É raro encontrar interações entre professores e alunos em sala de aula que ignoram completamente as novas tecnologias. Por exemplo, mesmo em uma sala de aula sem equipamentos de última geração, com o professor mais tradicional, a interação é sempre permeada por ele.

E não poderia deixar de: Ao lado dos avanços tecnológicos que conquistaram as Gerações X e Y (lembra como você costumava mandar mensagens e fazer planos com os amigos antes dos smartphones?). Sendo assim, os alunos das novas gerações são nativos digitais. Sendo assim, isso significa que a maioria deles nunca conheceu um mundo sem internet, celulares, Google ou redes sociais.

O que é tecnologia educacional?

Tecnologia educacional é um conceito que diz respeito ao uso de recursos tecnológicos para a educação. Seu objetivo é buscar práticas inovadoras para a educação, seja dentro ou fora da sala de aula, que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, o uso do TE está em discussão no meio nos mais renomados locais, na mídia e nos meios sociais, áreas onde nem sempre é bem recebido. Os principais problemas dizem respeito à sua relação com o papel da escola e do professor. E também como o difícil ter à tecnologia, principalmente nas escolas públicas e entre alunos que tem menos condição.

Tecnologia Educacional: Motivos para testar e usar

Publicidade

Nas últimas décadas, praticamente todos os setores da sociedade passaram por um grande desenvolvimento. Portanto, toda evolução envolve uma mudança na comunicação, nas relações sociais e, claro, no processo de ensino e aprendizagem.

Mas, como no tópico acima diz, o uso da tecnologia educacional as vezes tem problemas, mesmo pelos professores. Com isso,  na raiz desse problema pode estar a falta de informação sobre as várias oportunidades que eles oferecem à educação.

Exemplos de usos da tecnologia educacional

A tecnologia educacional pode estar presente na educação de várias maneiras, algumas das quais são:

  • Por exemplo, como a lousa digital, tablets e mesas de estudo;
  • Também em aplicativos, jogos e e-books;
  • Ou também em outras soluções educacionais como realidade aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas de vídeo.

Mix de aprendizado

Além disso, a prática de combinar online e offline, conhecida como aprendizagem combinada, é uma grande tendência mais fácil pela tecnologia educacional.

Ou seja, maior autonomia aos alunos, fazendo seguir seus próprios roteiros de estudo. Desenvolver projetos ou desenvolver atividades de reforço. É também uma prática que anima e facilita o aluno a desenvolver o hábito de aprender todos os dias fora da escola.

Dicas de como manter seu filho ou aluno focado:

  • Primeiramente, tenha um momento de atenção profunda com a criança, ou seja, esteja presente de corpo e alma ao momento;
  • Use a parte de prêmio após uma atividade para fazer com que a criança se empenhe mais;
  • Assim, use os jogos como uma fonte de aprendizado e não como distração.

O que a criança mais quer é uma atenção, tempo dos pais ou de alguém que é a representação da família por perto. A tecnologia não tem o poder de substituir momento com a família e também com outras crianças. Sendo assim, fique atento ao desenvolvimento da criança.

Uma das coisas que crianças precisam é ter tempo de qualidade e também de rotina. Ou seja, a rotina acelera o desenvolvimento da criança e desde cedo aprende a ser disciplinado. Com isso, ao crescer, o sucesso pode ser inveitável.

E aí, o que achou das dicas?

Portanto, agora que você já sabe mais sobre tecnologia e ensino, use sempre a tecnologia a seu favor! Para que você desenvolva as crianças de forma mais intensa. Agora é a fase de coloca a mão na massa para desenvolver de uma forma profunda a educação da criança.

Pode parecer difícil no início, mas no final sempre dá certo e vai ser bom! Com isso, veja as evoluções e fique feliz por isso. Sendo assim, faça uma festa a cada evolução usando a tecnologia para ensinar. Os jogos e livros que ensinam online fazem diferença.

 

Publicidade