Dicas de jardinagem

Veja as nossas dicas de jardinagem para você começar a plantar rapidamente!

Dicas de jardinagem

Publicidade

Fonte: imagem do google

Dicas de jardinagem

1. Conheça seu clima e região.

Conhecer o clima é essencial para plantar com sucesso as espécies que deseja em seu jardim. Obviamente algumas espécies não podem ser plantadas em determinados climas e regiões.

Como as tulipas por exemplo. As tulipas são plantas que gostam de climas secos e frios, o que não existe no Brasil. Para deixar suas plantas mais bonitas e você ter menos trabalho, plantar na época certa também faz a diferença.

Publicidade

Por exemplo, imagine que você deseja cobrir uma área com tapetes de grama. Porém, vivem na região Centro-Oeste e são meses de inverno. Nessa época do ano o clima é ensolarado e extremamente seco, quem decide plantar nessas condições tem muito trabalho a fazer para mantenha o solo úmido, para permitir o crescimento das plantas.

Diferente de plantar nos meses de primavera na mesma região. Por isso é melhor ter plantas nativas em um jardim, elas já estão adaptadas ao local, afinal essas Plantas são mais fáceis de cultivar, o que é bom para quem está aprendendo jardinagem para iniciantes.

Minha recomendação é que você conheça seu clima e tenha informações sobre temperatura, precipitação, seca e umidade. Depois disso, descubra quais são as necessidades ambientais das plantas desejadas.

2. Conheça, melhore e trabalhe o seu solo.

Como segunda dica de jardinagem para principiantes, aconselho-o a saber que tipo de solo tem, pode ser necessário melhorá-lo para as plantas que vai ter no jardim ou até mesmo em uma horta.

Publicidade

Claro, cada planta precisa de solo diferente, então você precisa formar grupos de plantas que precisam do mesmo solo além das mesmas necessidades de rega. Finalmente , suculentas em horta não vão dar muito certo, né?

Existem diferentes tipos de solo, os principais são arenoso, argiloso e húmico (solo preto rico em matéria orgânica). Cada solo tem sua peculiaridade e gera um certo tipo de problema. Solos argilosos tendem a reter mais umidade e se tornam mais compactos com o tempo. Por outro lado, solos arenosos não retêm água e são pobres em nutrientes.

O solo úmido é melhor para a grande maioria das plantas ornamentais de jardim, pois contém nutrientes que mantêm o solo fresco e macio para as raízes. Um teste muito bom é verificar o teste de pH ao sol, não é um teste preciso, mas é o suficiente para dizer se um solo é ácido ou alcalino para suas plantas.

Opções de Melhoramento do Solo:

Você deve melhorar o solo dependendo da espécie Solo é tentar alcançar um equilíbrio entre argila e areia. Outra forma de melhorar seu solo é adicionar matéria orgânica, isso é quase obrigatório.

A adição de matéria orgânica ao solo traz muitos benefícios para as plantas, como como nutrientes naturais, bem como um substrato mais solto e fresco para as raízes. Além disso, você pode adicionar fertilizante natural, cobertura morta, adicionar minhocas e o solo desenterrado cavando com garfo. Estas são algumas dicas de jardinagem para iniciantes para melhorar seu solo.

3. Conheça as espécies de plantas.

É importante não apenas conhecer seu solo, mas também saber com quais espécies de plantas você está lidando, pois existem muitas espécies de plantas. Com mais de 400.000 plantas, se você conhecer pelo menos as espécies, entenderá seus hábitos de solo, rega e crescimento ambiental, facilitando o aprendizado de como cuidar de cada planta.

Algumas formas de classificar suas plantas, são a quantidade de luz que elas receber como plantas de pleno sol, meia-sombra e sombra. Outras formas são plantas perenes e anuais e desde o aspecto morfológico como: árvores, arbustos, ervas, trepadeiras e gramíneas. Acho que você precisa conhecer muito bem suas plantas, quão grande elas podem crescer, se suas raízes podem causar danos, se são venenosas para humanos e animais e qual é a estação de crescimento delas.

Finalmente, você precisa conhecer suas plantas Bem, evite erros de jardineiros iniciantes na frente deles e fique em seu jardim.

Publicidade