Dicas para Economizar Combustível no seu Carro

Todos nós sabemos como o preço dos combustíveis vem aumentando mais a cada dia e por isso vamos falar aqui sobre dicas para economizar combustível no seu carro. Afinal, uma economia a mais sempre é bem vinda, certo?

Sendo assim, o ponto principal que vai fazer com que você economize combustível será o seu modo de direção, se você acelera muito, freia muito rápido e alguns outros pontos. Por isso vamos te ajudar a ter mais consciência do que pode ajudar você a economizar combustível.

Publicidade

Mas, afinal, você sabia que além do modo de direção outros fatores do seu carro podem estar relacionados a economia? Sim, veja aqui algumas dicas valiosas.

Dicas para Economizar Combustível no seu Carro

Dicas para Economizar Combustível

Em primeiro lugar, vamos falar sobre várias dicas e vai de você motorista seguir o que fica melhor na sua cidade/trajeto. Vale ainda lembrar que nem todos irão conseguir aplicar todas as dicas mas pode ter certeza que economia você irá ter.

1 – Respeite a Troca de Marchas

Publicidade

Procure sempre trocar as marchas na rotação correta e mantenha a rotação do motor compatível com a marcha selecionada.

2 – Mantenha a Manutenção em Dia

A manutenção atual evita que o motor consuma mais combustível do que o necessário , além de aumentar a vida útil do componente. É importante verificar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, óleo e combustível e substituir as velas de ignição do motor. Carros de menor cilindrada emitem mais com o ar ligado. Portanto, use o ar apenas quando for realmente necessário.

3 – Não Acelere Quando o Carro Estiver Desengatado.

Aquecer o motor antes de partir não é mais necessário hoje em dia porque as hélices têm injeção eletrônica de combustível. O sistema atual é capaz de fazer o carro funcionar mesmo no frio. Para os modelos Flex, lembre-se de encher o pacote de seis partidas a frio. Além de desperdiçar combustível em vão, aquecer o motor de um carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças e diminuir sua vida útil.

4 – Evite Carregar Muito Peso no carro

O carro sempre cheio também contribui para aumentar o combustível consumo. Cargas superiores a 10 quilos já afetam o consumo, pois o motor precisa aplicar mais potência para colocar o veículo em movimento. Procure levar no carro apenas o necessário e evite guardar malas, coisas pesadas, etc.

5 – Verifique a Pressão dos Pneus – Economizar Combustível

Publicidade

Dirigir com pneus em boas condições é importante para economizar combustível. Pneus furados afetam diretamente o desempenho do veículo, pois criam mais atrito com a estrada.
Mantenha o alinhamento e balanceamento atualizados.

O alinhamento adequado reduz o desgaste dos pneus e o balanceamento evita vibrações durante a condução. Além disso, evitam que o pneu roce no solo além do necessário e não permitem que o veículo perca potência.

6 – Não Acelere quando o Carro estiver no Farol para Economizar Combustível

Ao parar no farol, o Aceleração desnecessária e ajuda a esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é ficar sempre atento ao trânsito à frente e desacelerar lentamente o veículo antes de frear quando perceber que o trânsito está prestes a parar. Quando o carro está engatado, mas não acelerando, a injeção eletrônica direciona menos combustível para o motor.

7 – Evite Acelerações e Frenagens Repentinas

Condução agressiva não é apenas perigosa, também não é interessante quando se trata de desperdiçar economia de combustível. Para evitar o desgaste do motor, é importante trocar as marchas suavemente e medir a força do pé no pedal do acelerador para não desperdiçar combustível.

8 – Mantenha a Velocidade Constante

O trânsito intenso nas grandes cidades também contribui para o esgotamento do combustível mais rápido, pois é muito comum andar e parar o tempo todo. Aceleração e frenagem exigem mais do motor e aumentam o consumo.

9 – Deixar o Carro em Marcha Lenta em Descidas

Embora muitas pessoas acreditem que deixar o carro em ponto morto é econômico, essa prática não é recomendada por motivos de segurança. Quando o veículo está desengatado e sem assistência de frenagem do motor, o sistema de frenagem torna-se mais exigente e pode falhar. Nesse caso, a dica é deixar o carro em marcha máxima, mesmo sem acelerar.

Publicidade