Dicas sobre boxe

PrimSe você vai iniciar agora no boxe, é interessante saber dicas sobre boxe. Veja logo abaixo as dicas e também sobre a história do boxe!

Na Roma antiga, as lutas de boxe aconteciam em anfiteatros e geralmente terminavam com a morte de apenas um dos combatentes. Era comum usar pedaços de metal presos às mãos para obter mais efeito.

Publicidade

As lutas aconteciam em um círculo desenhado no chão, que mais tarde deu origem à ideia de um ringue, que prevalece até hoje.Dicas sobre boxe

Fonte: Imagem do google

Dicas de Boxe

Socos no Boxe

Considerando que o boxe usa apenas as mãos, existem apenas cinco socos possíveis: jab, direto, cruzado, gancho e uppercut.

Jab

Publicidade

O jab é executado com a mão da frente do guarda e, portanto, é sempre mais rápido, porém mais fraco.combate e serve para pontuar com segurança. Em seguida, o jab é realizado com uma pequena torção da parte superior do corpo para aumentar a potência do soco. Depois disso, a mão deve retornar ao guarda o mais rápido possível.

Direto

Além disso, a mão direita vem com os guardas atrás e, portanto, é mais lenta e muito mais forte à medida que o impulso aumenta. Ou seja, a mão direita requer mais rotação do tronco e um pequeno chute com a perna para ganhar mais força.

Cruzada

Semelhante à linha reta, mas em um ângulo ligeiramente diferente para atingir a cabeça ou o tronco do oponente pela lateral.

Gancho

Sua principal diferença de um cruzado é seu ângulo de ataque muito mais amplo.

Uppercut

Publicidade

O uppercut é um uppercut direcionado ao queixo do oponente. Além disso, geralmente é lançado com as costas dos guardas, pois é um golpe lento com o objetivo de causar um impacto maior.

Regras do boxe

Primeiramente, uma luta de boxe consiste em um número variável de rounds (geralmente nove a doze), cada um com duração de três minutos e separados por intervalos de um minuto.

A luta é supervisionada por um árbitro no ringue que controla o comportamento dos lutadores e garante sua segurança.  A cada intervalo, os lutadores vão para um canto do ringue (corner) e podem descansar e equipe.

Se um dos lutadores for derrubado, o outro deve ir para um canto neutro do ringue (corner) onde sua equipe ou a equipe adversária não está. Além disso, se o lutador derrubado não se levantar no final da contagem regressiva, o árbitro declarará um nocaute e a luta terminará imediatamente.

Agressão Eficaz: Os lutadores devem ser efetivamente agressivos. O vencedor do round é o lutador que realmente acertar (e não apenas acertar) o maior número de socos e se esquivar dos socos adversários.

Ring Dominance: O vencedor do round será o lutador que controlar a ação e impor sua vontade e estilo.

Defesa: Os juízes consideram a eficácia com que os lutadores desviam, aparam e defendem socos.

Chutes fortes e limpos: Chutes fortes e limpos valem mais do que chutes fracos ou parcialmente conectados.

Sistema de pontuação para boxe

Com base nos critérios acima, os juízes dão pontos aos lutadores ao final de cada round. O sistema de classificação funciona da seguinte forma:

  • Os juízes avaliam em uma escala máxima de 10 pontos. O vencedor da rodada recebe 10 pontos e o perdedor recebe 9 pontos.
  • Cada vez que um lutador é derrubado, um lutador perde 1 ponto. Se ambos os lutadores forem derrubados no mesmo turno, os knockdowns se cancelarão.

Decisões no boxe

Pontuação: Se todos os rounds terminarem sem nocaute, os pontos dos três juízes são somados para determinar o vencedor. Nestes casos há quatro resultados possíveis:

Decisão Unânime: Todos os juízes definem que o mesmo lutador marcou mais pontos. Não é necessário que os juízes atribuam a pontuação de forma idêntica, basta que todos concordem qual lutador foi o vencedor.

Decisão Dividida: Dois juízes determinam o mesmo vencedor enquanto o terceiro julga os perdedores. Nesses casos, prevalecerá o julgamento dos dois juízes de acordo.

Decisão da Maioria: Semelhante à decisão dividida, mas ocorre quando o terceiro juiz define a luta como empate. O julgamento da maioria também se aplica.

Tipos de Boxe

O boxe possui diversas variantes que combinam diferentes técnicas para criar novas modalidades do esporte. Os mais comuns são o boxe francês (savate), o boxe chinês (sanshou) e o boxe tailandês (muaythai).

Boxe Francês ou Savate

O Boxe Francês (ou Savate) combina técnicas de kickboxing.

Boxe Chinês ou Sanshou

O boxe chinês (ou Sanshou) na verdade vem do Kung Fu. Sendo assim, essa modalidade combina habilidades de boxe com técnicas de queda, arremesso, balanço e, em algumas competições, técnicas de cotovelo e joelho.

Boxe Tailandês ou Muay Thai

Esta arte marcial é uma das mais violentas que existem, pois combina técnicas de boxe com várias outras como cotoveladas, joelhadas, chutes com todas as áreas da perna, joelhos, etc.

Publicidade