Entenda mais sobre a história do Voleibol

Entenda mais sobre a história do Voleibol , o vôlei, ou simplesmente vôlei, é um esporte conhecido e praticado no Brasil. E mesmo que você já tenha assistido a um jogo televisionado ou talvez conheça os nomes de alguns famosos do esporte como Bernardinho, Giba ou Ana Moser eu conheço a história, O básico e as regras desta atividade ainda não.

A História do Voleibol O vôlei foi fundado por William George Morgan, que era diretor de educação física da Associação Cristã de Jovens em Massachusetts, ESTADOS UNIDOS.

Publicidade

Entenda mais sobre a história do Voleibol

Fonte: Imagem do google

Entenda mais sobre a história do Voleibol

História do Voleibol

Morgan inventou o esporte porque precisava de um jogo que fosse ideal para homens. Na faixa dos 40 e 50 anos, mas sem a possibilidade de brigas físicas como o basquete.

Publicidade

Um pouco diferente do jogo que conhecemos não teve o rodízio entre jogadores, regras e posições que estão em vigor hoje. Naquela época, o termo voleibol limitava-se a um esporte com rede, em que a bola tinha que fluir no ar.

Aliás, o nome não era voleibol, mas minonet. O título como o conhecemos hoje só surgiu depois de alguns anos, quando as comissões esportivas começaram a fazer regras. E estabelecer os fundamentos do esporte. Em 1922, por exemplo, começou a vigorar a regra de três gols por equipe.

Fundamentos do Voleibol – Entenda mais sobre a história do Voleibol

Desde a sua invenção por Norman, o jogo passou por diversas mudanças, não apenas em termos de regras, mas também em termos de fundamentos, que já são diferentes dos fundamentos originais do vôlei em 1895.

Atualmente os fundamentos do voleibol são:

  • Saque: É o primeiro movimento do jogo quando a bola é lançada sobre a rede com o objetivo de atingir o lado da quadra onde o time adversário é;
  • Aceitação: os jogadores do outro time recebem a bola sacada, principalmente por cabeceio ou toque;
  • Levantamento: É função dos seguranças que levantam a bola com a ponta dos dedos e a direcionam para os atacantes do mesmo equipe, que tenta marcar um ponto jogando a bola para o lado adversário;
  • Ataque: O ataque é realizado com força e velocidade; os atacantes dão saltos altos e jogam a bola com força no chão do lado adversário para marcar;
  • Bloqueio: Bloqueio é o movimento de dois ou mais jogadores. Ou seja, que estão próximos à rede e com os braços levantados para defender a equipe contra o ataque do adversário.

Regras do voleibol

Publicidade

Os jogadores não apenas tentam evitar que a bola caia para o seu lado da quadra, mas também tentam fazer com que a bola caia no lado adversário. Sendo assim, o voleibol é conhecido por sua dinâmica e segue diversas regras quanto, por exemplo, ao número de jogos, à posição dos jogadores e ao tamanho da quadra.

Dimensões da quadra e rede de vôlei

Para as dimensões da quadra e net são os números da seguinte forma: o campo de jogo deve ter 18 m de comprimento e 9 m de largura; e o tamanho da rede varia nas competições oficiais, sendo 2,24 m para partidas femininas e 2,43 m para partidas masculinas.

Tempo de jogo e número de jogadores

O tempo de jogo varia muito e depende da pontuação de cada um equipes e o número de sets disputados. Com isso, o jogo começa com cinco sets, cada um terminando quando a equipe tiver 25 pontos. Em caso de empate, os pontos devem ser contados até que haja uma diferença de dois pontos para que o set seja concluído.

Se cada time vencer dois sets, o quinto set (chamado de tiebreak) termina quando o primeiro time fizer 15 pontos e não 25. Agora, se um time vencer os três primeiros sets, o jogo já é considerado vencido e os dois últimos sets você também não será disputado.

Em termos de número de jogadores, há seis pessoas em campo e mais seis na reserva, e não há limite de substituições de jogadores, por isso é prática comum fazer várias substituições Jogos.

Acertos de Bola e Rede

A equipe pode acertar a bola até três vezes seguidas e passá-la de um jogador para outro na tentativa de marcar um ponto. O bloqueio não conta Número de rebatidas. Os atletas jogam com muita precisão, afinal uma das regras básicas do vôlei é que você nunca deve tocar na rede ou na antena da rede.

 

Publicidade