Quais são os jogos de tabuleiro mais famosos? - Canal de Ideias

    Você já deve ter jogado vários jogos de tabuleiro e esses jogos são legais, mas você sabe quais são os jogos de tabuleiro mais famosos?

    Anúncios

    Uma ótima curiosidade é que esses jogos são marcados por ter superfície plana e também vários símbolos e também geometrias.

    Jogos fazem qualquer momento se tornar divertido no ambiente com muitas pessoas, sendo amigos ou familiar. Sendo assim, conheça logo abaixo os jogos de tabuleiro mais famosos.

    Anúncios

    Quais são os jogos de tabuleiro mais famosos?

    Falar sobre quais são os jogos de tabuleiro mais populares do mundo não é uma tarefa muito fácil, pois obviamente não há dados totalmente corretos sobre o número de jogadores para cada um deles.

    Então os jogos de tabuleiro da primeira geração são os mais antigos. É como se fossem separados por modalidades como jogos de estratégia abstrata (damas), jogos de alinhamento (tick-tac-toe), jogos de cruzes e círculos (ludo), jogos de simulação (monopólio), etc.

    Mancala

    Mancala é considerado o pai e a mãe de todos os jogos, um dos mais antigos da humanidade. Provenientes do continente africano, as primeiras tábuas foram cavadas no solo e foram feitas brincadeiras com sementes, pois as ações simulam o processo de semeadura para a germinação.

    Tradicionalmente, a mancala possui um tabuleiro com 14 cavidades: duas fileiras paralelas de seis cavidades cada e duas cavidades na parte superior, entre as fileiras, que servem como reservatório. O objetivo é coletar um número maior de sementes do que o adversário.

    Você pode conferir as regras do jogo com mais detalhes no livro Jogando e Lendo para Viver de Adriana Klisys e Edi Fonseca. O material examina um acervo de possibilidades e ações educativas que podem ser realizadas com jogos de tabuleiro, além de estimular o desenvolvimento dos próprios jogos.

    Pong Hau ki ou ferradura

    Um jogo simples de origem chinesa para dois jogadores. Pode ser feito com pedaços de papel e alguns pedaços: o tabuleiro marca cinco quadrados e requer quatro marcadores, dois de cada cor. O objetivo é mover as peças ao longo das linhas até conseguir bloquear o adversário.

    Xadrez

    Apesar de ser um jogo com inúmeras estratégias, o xadrez não possui regras tão complexas quanto parece. O mais interessante para os pequenos é começar com os exercícios de posicionamento e movimento de cada parte um por um.


    Antes de colocar todas as peças e ensinar a criança a jogar, procure racionalizar o aprendizado para começar Você, por exemplo, apenas com os agricultores. Em seguida, adicione as torres ou bispos, com novas regras para a vitória.

    Damas

    Apesar de tantas regras, um jogo pode se tornar uma porta de entrada para novas narrativas e descobertas. Você sabia que os faraós egípcios já eram fãs dessa prancha com uma pegadinha há cerca de 3.500 anos? Brincar também é uma oportunidade de conhecer e explorar a imaginação!

    Dominó

    Dominó é um jogo com 28 peças cujas faces têm números de zero a seis. Cada jogador recebe sete peças e as mantém para jogar, começando por quem tiver o duplo seis. Entre as regras e estratégias do jogo é preciso prestar atenção nas sequências de pares de números.

    Dominó é um ótimo jogo para se colocar no lugar do parceiro e tentar ver a situação de outro ponto de vista a vista para olhar. Afinal, conhecendo bem os personagens do jogo, você pode imaginar quais deles estão faltando nas mãos de cada um, tentar antecipar os movimentos de cada um e tomar as melhores decisões em cada rodada.

    Conclusão

    Os jogos de tabuleiro têm sido uma parte fundamental da diversão em família e entre amigos ao longo dos anos, oferecendo uma variedade de experiências e desafios. Entre os mais famosos, destacam-se o Mancala, cuja simplicidade e profundidade estratégica o tornam um dos mais antigos e apreciados; o Xadrez, com suas inúmeras estratégias que cativam jogadores de todas as idades.

    As Damas, que atravessam gerações com sua jogabilidade cativante; e o Dominó, que combina sorte e habilidade em um jogo de peças numeradas. Cada um desses jogos não apenas proporciona entretenimento, mas também estimula o pensamento crítico e a interação social, tornando-os verdadeiros clássicos atemporais.