Tendências de tecnologia - Canal de Ideias

    Se você é ligado em tecnologia, veja nossas tendências de tecnologia para que você esteja atualizado sobre as inovações do mercado.

    Anúncios

    Conhecer as tendências tecnológicas para este início de ano é uma forma de acompanhar os rumos do mercado de tecnologia e se preparar para os desafios que podem surgir em 2022.

    Transformação digital acelerada e trabalho remoto, tornando necessário pensar ainda mais em cibersegurança. Aqui estão alguns daqueles que prometem ser os grandes protagonistas tecnológicos de 2022.

    Anúncios

    Tendências de tecnologia

    O Metaverso

    Embora não seja um conceito novo, o Metaverso é, sem dúvida, a tendência tecnológica mais esperada de 2022. O termo define um espaço virtual compartilhado que pode ser acessado por pessoas com óculos especiais e outros dispositivos.

    Em outras palavras, é o nome usado para denotar um ambiente virtual imersivo, coletivo e real no qual os usuários podem conviver com avatares 3D customizados, ou seja, uma evolução da internet atual.

    Maior alcance para inteligência artificial

    Várias empresas já utilizam ou oferecem soluções baseadas em inteligência artificial. Esse tipo de tecnologia oferece respostas inovadoras para problemas do dia a dia e está presente desde nossos telefones celulares e algoritmos de redes sociais até softwares de gestão com análise preditiva, controle de estoque e produção, análise de exames e históricos médicos e identificação de placas de carros registrados.

    Os RPAs não só possibilitam grande parte da automatização dos processos robóticos, como também possibilitam a redução da carga de trabalho nos departamentos de administração, logística, contabilidade e recursos humanos, entre outros. A tendência é que a inteligência artificial continue ganhando força em 2022 e além.

    Inteligência artificial generativa

    A inteligência artificial generativa é um dos carros chefes da IA. Ela usa dados para aprender novos artefatos e criar novas criações semelhantes ao original, mas mais inovadoras. Toda a operação da  é feita de forma inteligente e automatizada de acordo com as necessidades do usuário.

    A Inteligência Artificial Gerativa é uma das melhores formas de inovar mais rápido nos negócios. Isso ocorre porque ele pode gerar novos artefatos com base em dados de amostra sem iteração. Atualmente, menos de 1% dos dados gerados pela empresa vem de IA generativa, mas espera-se que essa realidade mude rapidamente.

    Data Fabric

    Data Fabric é uma arquitetura de dados flexível e resiliente a integração de fontes de dados entre plataformas e usuários de negócios. Isso é fundamental para modernizar o gerenciamento e a integração de dados. Sendo assim, com a implementação dessa arquitetura, localizar dados, integrá-los a outras fontes e tomar decisões com base em análises pode se tornar muito mais rápido e prático.

    Ascensão das plataformas nativas da nuvem

    Para fornecer recursos digitais verdadeiros em todos os lugares, as organizações devem se afastar das migrações familiares e migrar para plataformas nativas da nuvem. Sendo assim, como essas plataformas aproveitam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escaláveis ​​e elásticos relacionados a TI como um serviço.

    É impressionante que a maioria das tendências destacadas aqui estão as evoluções das tecnologias que já utilizamos no nosso dia a dia. Com isso, o objetivo é usar as informações aqui fornecidas para decisões e mudanças nos processos de sua empresa.

    Transformação Digital

    Diante de toda essa inovação cada vez mais difícil e complexa, empresas de todos os segmentos precisam revisar e atualizar suas tecnologias atuais para se tornarem mais competitivas, eficientes e otimizadas. Está ficando cada vez mais claro que as empresas devem se tornar mais ágeis, flexíveis e adequadas aos novos mercados emergentes.

    Conclusão

    Diante das inovações tecnológicas de 2022, fica evidente a importância de estar atualizado e preparado para as mudanças. A transformação digital não é apenas uma opção, mas uma necessidade para empresas que buscam se manter relevantes e competitivas no mercado.